Quando o empreendedor pensa em vender ou encontrar um parceiro para o seu negócio, a primeira pergunta que surge é: “quanto vale minha empresa?”
A resposta depende da análise de diversos cenários, diversos fatores internos e externos ao negócio e da metodologia de cálculo escolhida para o resultado mais justo e fidedigno.
A decisão de qual metodologia utilizar para fazer um Valuation exige conhecimento estratégico e técnico, além da necessidade de conhecer bem o setor e as condições em que a empresa se encontra.
O valor final encontrado pode variar dependendo dos métodos de Valuation que foram utilizados e das premissas consideradas no momento da modelagem financeira, como a percepção do mercado e percepção do crescimento da empresa nos próximos anos.
Esse artigo é um guia completo sobre os 3 principais métodos de Valuation, onde explicaremos quando usar cada metodologia e como colocá-las em prática.
O que é Valuation?
Valuation é o termo, em inglês, que dá nome ao processo de avaliação de uma empresa. O Valuation permite estimar o valor do negócio, usando modelos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento da empresa.
Qual o objetivo principal da Valuation?
Não é raro encontrarmos empresas onde os sócios e responsáveis não têm noção sobre o real valor da empresa. Ou têm uma sensibilidade muito desfazada do valor real.
Isso, a curto ou longo prazo, pode colocar a empresa numa situação de fragilidade, uma vez que não haverão referências plausíveis e suficientes para a tomada de decisões.
A Valuation, como explicado anteriormente, existe para identificarmos qual é o valor de mercado da empresa. Saber quanto cada empresa vale é fundamental para tomar decisões estratégicas, agora ou no futuro, como a venda da instituição, a solicitação de empréstimos, a fusão com outro negócio ou a prospecção de novos sócios.
Quando utilizar o valuation?
O Valuation é utilizado durante a aquisição de empresas, gestão da carteira de ativos da empresa, gestão das finanças corporativas e até para fins tributários e legais.
Aquisições de empresas
No momento de aquisição de empresas, o valuation é necessário para que a negociação seja mais eficiente. Por um lado, os vendedores procuram estimar o melhor valor possível para a venda da empresa. Por outro lado, os compradores procuram informações para identificar o valor que será gerado pela aquisição do negócio.
Fins fiscais e legais
Quando o assunto são fins fiscais e legais, o valuation é necessário em diversos momentos:
na entrada e saída de sócios da empresa;
em disputas judiciais;
em sucessões;
e em demais situações onde é necessário ter, de forma bem determinada, o valor justo do negócio.
Finanças corporativas
Durante a gestão das finanças corporativas, o valuation é necessário para mostrar, por exemplo, em qual ciclo de vida a empresa está ou a contração de novos financiamentos.
No caso de startups, por exemplo, que estão em fase de expansão, é interessante saber o valor real da empresa para conseguir abordar possíveis novos investidores de capital de risco.
Empresas mais maduras e estruturadas, por outro lado, podem utilizar o valuation quando há a possibilidade de abrir o capital para investimento.
Os acionistas da empresa também precisam estar cientes do valuation do negócio. Ele irá ajudar no entendimento sobre a realidade da empresa e, a partir daí, influenciar nas decisões financeiras.
Como calcular o valuation de uma empresa?
Hoje vamos apresentar três metodologias para calcular o valuation da sua empresa.
São elas:
Fluxo de Caixa Descontado (DCF);
Múltiplos de Mercado;
Valor Patrimonial.
Cada uma delas possui um modelo de cálculo diferente, considerando fatores distintos.
Outros tipos de Valuation
Além dos três métodos principais mencionados acima, existem outras metodologias de cálculo de Valuation também disponíveis, como:
Método de liquidação de ativos
Avaliação por direitos contingentes
Avaliação pelo método de opções reais
Valuation pré-investimento
Valuation pós-investimento
Em suma: O valuation é essencial para os mais diversos momentos da empresa. Seja na procura por novos investidores, durante a aquisição de um outro negócio ou durante a venda da empresa.
Para qualquer um desses casos, é fundamental identificar o tipo de cálculo que mais se adequa à realidade da sua empresa. Por isso, sugerimos que tenha em mente os tipos de Valuation existentes e veja, a partir de então, qual é a melhor opção.
Podemos ajudá-lo nesse processo, esclarecer e discutir sobre os métodos de Valuation.
Comments