top of page

Espera-se que 4 setores reacendam as fusões e aquisições da CEE sob novas condições normais


Os negociadores regionais continuam cautelosos quanto às perspectivas de recuperação de M&A na Europa Central e Oriental (CEE).


No entanto, apesar dos temores em torno de uma segunda onda da pandemia, a atividade está reacendendo em setores selecionados, embora sob "novas condições normais".


Setores defensivos e não cíclicos, como tecnologia e telecomunicações, processamento de alimentos / produtos de consumo, serviços públicos, energia e infraestrutura continuam a atrair o interesse dos investidores e provavelmente dominam a atividade no 2S 20, disseram os negociadores.


TMT

As principais transações de TMT no 2S20 incluem a alienação da operadora de telecomunicações Telkomtel Infrastructureuktura  (PI). O pai da PI, o grupo de mídia Cyfrowy Polsat , poderia acabar no bloco a longo prazo, como conseqüência da sucessão do fundador.


O vasto setor de serviços de TI terceirizado da Polônia também está pronto para a consolidação, com uma série de empresas de porte médio de propriedade de fundadores, apresentando uma oportunidade de criação de plataforma para patrocinadores. O Avenga (IT Kontrakt), apoiado pela Cornerstone Partners (CP ), é um desses destinos.


Energia

Também são esperados níveis saudáveis ​​de atividade nos setores de energia solar, onshore e eólica offshore. São ativos que atraem o interesse dos investidores devido aos fluxos de caixa estáveis ​​e à contínua mudança da energia convencional para a verde.

Também se espera que haja mais empresas vendendo ativos não centrais da Europa Central para que possam se concentrar em outras regiões geográficas ou obter dinheiro com desinvestimentos, disseram vários banqueiros. A venda dos ativos de varejo checos da innogy da empresa de energia , adiada por várias semanas devido ao COVID-19, é um exemplo disso, bem como a venda dos ativos da Europa Central da cervejaria Molson Coors , que deve ser lançada no início do ano fim.


A infraestrutura

Os setores relacionados à infraestrutura são amplamente vistos como resilientes diante das turbulências econômicas e, portanto, são um investimento seguro. A venda potencial dos ativos de aquecimento dos distritos polonês e báltico do Fortum da Finlândia está entre as maiores situações a serem observadas no 2S20, disseram vários negociadores. Um IPO do grupo de energia estatal lituano Ignitis é outra situação considerável possivelmente prevista para o outono. A Enefit Green , uma subsidiária de energias renováveis ​​da Eesti Energia , estatal da Estônia , também poderia fazer um IPO este ano.


comércio eletrônico

O espaço tecnológico é outra área quente de fusões e aquisições no Báltico, disseram banqueiros e advogados. Nesse setor, o segmento de comércio eletrônico tem o maior potencial de negociação. Isso se deve ao aumento da receita e à melhoria da lucratividade como resultado da mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia.


18 views0 comments
bottom of page